Seminário virtual aborda aprendizagem e inclusão

Evento será realizado pelo FPETI-PPR no próximo dia 21/09, com transmissão pelo YouTube

Presidente Prudente - No próximo dia 21 de setembro, às 10 horas, o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região – FPETI-PPR, espaço de diálogo que reúne diversos órgãos e entidades, realizará o seminário virtual “Aprendizagem: Responsabilidade Social Empresarial e Inclusão Protegida de Adolescentes e Jovens em Situação de Vulnerabilidade”, com transmissão pelo YouTube (www.youtube.com/fpetippr).

Estão envolvidos na organização o Juizado Especial da Infância e Adolescência de Presidente Prudente (JEIA), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Gerência Regional do Trabalho de Presidente Prudente, as Secretarias Municipal e Estadual da Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, os dois Conselhos Tutelares e a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção local, Conselho Intersindical de Presidente Prudente, dentre outros.

O evento abordará o tema da aprendizagem como um importante instrumento de combate ao trabalho infantil com grande potencial para transformar vidas e romper com o ciclo de pobreza que o trabalho precoce faz perpetuar de geração em geração. O objetivo é conscientizar a sociedade e principalmente os empresários sobre a aprendizagem como solução eficaz para erradicar o trabalho infantil e inserir, social e profissionalmente, adolescentes e jovens no mercado de trabalho de forma segura, através de um contrato de trabalho especial, por prazo determinado, com adolescente inscrito em programa, sob orientação de entidade qualificada.

A programação tem início com palestra do juiz do trabalho aposentado José Roberto Dantas Oliva que falará sobre: “Aprendizagem: mais do que um dever, oportunidade de qualificação do quadro de empregados e responsabilidade social”. Em seguida, os participantes ouvirão o depoimento de um jovem egresso da Fundação Casa sobre os benefícios proporcionados pelo programa de aprendizagem.

O diretor regional da Fundação Casa, Júlio César Padovan, abordará, na sequência, o tema “O adolescente em privação de liberdade e o emprego. Uma possibilidade de reorganização do Projeto de Vida e os principais desafios.” Posteriormente, um empresário discorrerá sobre a experiência e os benefícios na contratação de adolescentes egressos da Fundação Casa, que realizaram cursos do programa de aprendizagem.

A palestra de encerramento estará a cargo do presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador João Batista Martins César, que falará sobre: “Aprendizagem social – porta segura para o ingresso do adolescente no mercado de trabalho”. Ao final, os participantes poderão interagir com os palestrantes para o esclarecimento de dúvidas.

Com informações do TRT-15

Imprimir