MPT participa das comemorações dos 80 anos da EsPCEx

Representando a instituição, procurador-chefe foi homenageado com o Diploma de Amigo da EsPCEx

Campinas (SP) – Na última quinta-feira (17/09), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas, por meio do seu procurador-chefe, Dimas Moreira da Silva, participou do evento de comemoração dos 80 anos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), instituição tradicional da cidade com a missão de selecionar e preparar o futuro oficial combatente de carreira do Exército.

Na solenidade realizada no Salão Carlos Gomes, obedecendo às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foram entregues “Diplomas de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro” e “Diplomas de Amigo da EsPCEx”. Os Diplomas são uma distinção outorgada pelo comandante do Exército e da Escola, respectivamente, a personalidades civis e militares que se destacaram por terem contribuído, de alguma maneira, com o Exército Brasileiro e com a EsPCEx. O procurador-chefe do MPT Campinas foi homenageado com o Diploma de Amigo da EsPCex. Na oportunidade, realizou-se também o lançamento do livro: Escola Preparatória de Cadetes do Exército – 80 anos de história, escrito pelo Coronel Jorge Luiz Pavan Cappellano.


Dando início às atividades, nos dias 8 e 9 de setembro, a EsPCEx em parceria com o Hemocentro da Unicamp, apoiou a doação de sangue voluntária com seus militares e familiares.

Os militares da Escola participaram ativamente das comemorações com diversas competições esportivas tipicamente militares. Foram realizadas competições de orientação, corrida de revezamento, onde o bastão era um fuzil, e natação com revezamento. As atividades esportivas tiveram tom de integração, porém obedecendo às restrições impostas pela pandemia da Covid-19.


Foi realizada também a formatura em homenagem à EsPCEx, na Praça Cidade de Campinas. Durante a cerimônia militar, fez-se alusão ao Aluno Silva, da 1ª Cia, vencedor do Concurso Literário, em comemoração aos 80 anos da EsPCEx. Na sequência, foi realizado o tradicional plantio da muda de árvore pau-brasil, no Bosque das Tradições na EsPCEx. Cultos católico, evangélico e espírita também foram realizados, materializando um momento de agradecimento e reflexão.


Com informações da ASCOM EsPCex

Imprimir