Prefeitura atende determinação do MPT e amplia adicional de insalubridade de profissionais de saúde em Campinas

Campinas - Atendendo a um pleito do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas, o Município de Campinas decidiu ampliar o percentual do adicional de insalubridade concedido aos profissionais de saúde que se ativam em unidades públicas de saúde, especialmente aqueles que se encontram na linha de frente do combate à Covid-19.

Ficou consignado em audiência que médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem e enfermeiros, que atendem pacientes com sintomas respiratórios, terão um aumento de 20% para 40% do adicional de insalubridade. Os profissionais de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, farmácia e assistência social, que não eram beneficiários do adicional, passarão a receber 20%.

O MPT e o Sindicato continuam em negociação com a prefeitura, a fim de estender o benefício para os agentes comunitários de saúde que atuam na triagem, no importe de 40%, e para os demais profissionais da rede pública de saúde, haja vista o potencial altamente transmissível do coronavírus.

Conforme determinado pela procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck, em audiência no dia 24 de julho, o Município fez o levantamento de todos os profissionais que recebem o adicional de insalubridade, bem como aqueles que não o recebem, além de efetuar uma análise dos locais de trabalho com relação à insalubridade.

Imprimir