Casa Abrigo atenderá mulheres vítimas de violência doméstica de 8 municípios da região de Presidente Prudente

Representantes do MPT, Defensoria Pública e Ciop se reuniram para decidir sobre a implementação do projeto, que deve ter início em novembro

Presidente Prudente – Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública e Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop) se reuniram na última quarta-feira (23/09) para deliberar sobre a implementação do projeto da Casa Abrigo para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica de 8 municípios da região de Presidente Prudente, bem como de seus dependentes. O projeto deve ter início em novembro de 2020.

A iniciativa foi viabilizada a partir da destinação de um montante de R$ 223.877,33, proveniente de um acordo trabalhista celebrado nos autos de uma ação civil pública do MPT, que garantirá o custeio da Casa pelo período de 3 meses. O projeto, que será executado pela associação O Amor é a Resposta, com fiscalização do Ciop, receberá verba do poder público para se sustentar.

A Casa Abrigo, que será instalada em Presidente Prudente, em endereço que não será divulgado, também atenderá mulheres das cidades de Martinópolis, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Rancharia, Regente Feijó e Taciba, além daquelas que residem em Presidente Prudente.

Uma vez implementada, a Casa Abrigo dará segurança para mulheres vítimas da violência doméstica, bem como para seus dependentes, uma vez que as circunstâncias da violência as obrigam a se afastar definitivamente do agressor e do ambiente onde são agredidas.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), o isolamento social, decorrente da pandemia de Covid-19, resultou em um aumento de 40% no número de denúncias de violência contra a mulher recebidas pelo canal 180, apenas no mês de abril de 2020, se relacionado com o mesmo mês do ano anterior. Portanto, quando isoladas do convívio social, as vítimas se tornam reféns dos agressores e impedidas de formalizar um boletim de ocorrência na delegacia.

Processo nº 0000231-43.2014.5.15.0115

Imprimir