Webinário discute a relação entre a pandemia e o aumento da vulnerabilidade de potenciais vítimas de tráfico de pessoas e trabalho escravo

Evento online será transmitido pela página da OIM no Facebook, com participação do MPT; na ocasião, Atlas das Migrações Venezuelanas será lançado

Campinas - Na próxima terça-feira, dia 29 de setembro, a partir das 10 horas, ocorrerá o webinário “Vulnerabilidade e Pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo”. O evento, que é aberto ao público, será transmitido pela página da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no Facebook. Não são necessárias inscrições.

O objetivo do webinário é discutir como a pandemia do novo coronavírus pode agravar a vulnerabilidade de pessoas que se encontram em situação de trabalho escravo. Serão apresentados os resultados de pesquisa desenvolvida na PUC Minas a respeito do impacto da disseminação de covid-19 nas migrações internacionais.

O webinário, que será mediado pela procuradora regional Adriana Scordamaglia, coordenadora do Grupo de Apoio ao Combate à Escravidão Contemporânea e Tráfico de Pessoas do Ministério Público Federal, e pela procuradora do Trabalho Catarina Von Zuben, contará com a participação de Sebastião Caixeta, conselheiro do CNMP e presidente do Comitê Nacional do Ministério Público de Combate ao Trabalho Escravo, e de Cláudio Panoeiro, secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, na mesa de abertura. Maha Mamo, primeira apátrida a receber nacionalidade brasileira, e Oswaldo José Ponce Perez, imigrante venezuelano, darão depoimentos durante o evento.

Na ocasião, será lançado o Atlas das Migrações Venezuelanas, pesquisa coordenada pela PUC Minas em parceria com o Núcleo de Estudos da População (Nepo) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), primeiro levantamento feito no Brasil tratando dos efeitos da pandemia sobre a vida dos imigrantes internacionais.

O webinário é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas e do Curso de Serviço Social da Universidade em parceria com Observatório da Migração de São Paulo, Fundo de População das Nações Unidas, Organização para as Migrações das Nações Unidas (OIM), Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério da Justiça.

Vulnerabilidade e Pandemia: migrações, tráfico de pessoas e trabalho escravo
29 de setembro, às 10 horas
Transmissão na página da OIM no Facebook
https://www.facebook.com/OIMBrasil/

 

Imprimir