Adolescentes são mobilizados para participar da iniciativa Crescer com Proteção

Iniciativa do UNICEF, MPT e Instituto Camará mobiliza 32 adolescentes e jovens multiplicadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira para promover direitos das crianças e dos adolescentes

Sorocaba - Prevenir todas as formas de violência contra crianças e adolescentes do litoral Sul de São Paulo e promover oportunidades de desenvolvimento para cada menino, cada menina. Esse é o objetivo da iniciativa Crescer com Proteção, uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Instituto Camará Calunga e Agenda Pública. A iniciativa mobiliza 32 adolescentes e jovens, entre 13 e 21 anos, de oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, incluindo Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente. O objetivo é discutir sobre direitos de crianças e adolescentes, promover a multiplicação desses conteúdos de jovem para jovem, além de buscar o aperfeiçoamento de políticas públicas, engajando gestores municipais e a sociedade da região.

“Promover a participação de adolescentes na discussão de suas realidades e na construção de propostas é essencial para termos políticas públicas acertadas”, afirma Adriana Alvarenga, coordenadora do UNICEF em São Paulo.

A partir de setembro, os adolescentes começaram a participar de encontros virtuais formativos sobre enfrentamento ao racismo, proteção de crianças e adolescentes, inclusão digital e segurança na internet, Lei da Aprendizagem, inclusão escolar, direito a cultura e ao esporte e alimentação saudável. Eles irão integrar os NUCAS (Núcleos de Cidadania de Adolescentes) em seus municípios com objetivo de mobilizar mais jovens e adolescentes para uma participação cidadã.

Segundo o coordenador do Instituto Camará Calunga, João Carlos Guilhermino da Franca, “a partir de suas realidades e experiências concretas, os jovens e adolescentes poderão incidir nas políticas públicas locais. Certamente, o município como um todo sai ganhando com essa escuta e participação das novas gerações”.

Para Gustavo Rizzo Ricardo, procurador do MPT em Sorocaba, a iniciativa representa uma oportunidade de conscientizar uma parcela importante da sociedade sobre os desafios do enfrentamento do trabalho infantil, uma forma de violência que traz impactos relevantes ao desenvolvimento físico, emocional e psicossocial de crianças e adolescentes. “A participação ativa dos jovens no entendimento e disseminação de temas tão importantes, como o combate ao trabalho precoce, contribui para a construção de um futuro melhor e mais justo”.

Sobre o Crescer com Proteção – Iniciada em 2020, a iniciativa Crescer com Proteção visa proteger crianças e adolescentes contra todas as formas de violência e garantir seu pleno desenvolvimento. Lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Agenda Pública e o Instituto Camará Calunga, acontece em oito municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista e do Vale do Ribeira: Cananéia, Ilha Comprida, Iguape, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Imprimir