Abertas as inscrições para curso gratuito de extensão universitária voltado a jovens negros e negras

e-Conexão será 100% online e tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção de jovens universitários negros e negras no mercado publicitário; segmento possui baixa inserção deste público

Campinas - Estão abertas a partir dessa segunda-feira (29/03) as inscrições para o curso gratuito de extensão universitária “e-Conexão: Módulo Publicidade”, destinado à complementação da formação profissional de jovens universitários negros e negras no setor da publicidade e propaganda. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar oportunidades de inserção desse público no mundo do trabalho. Nesta etapa serão oferecidas 160 vagas para jovens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo 40 destinadas a pessoas residentes em Campinas e demais cidades do interior de São Paulo e Litoral Norte (localizadas na circunscrição do MPT Campinas – 15ª Região).

O curso, que acontecerá de 19 de abril a 4 de junho, é uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), através da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, e da Cáritas Brasileira.

Os encontros serão 100% online e gratuitos. Além de oferecer aos participantes conteúdos da área de publicidade e propaganda, o curso irá promover momentos de interação com agências e publicitários de renome no Brasil. O curso será realizado através de videoaulas e atividades interativas diárias.

O e-Conexão promoverá ainda a divulgação de vagas de trabalho entre os participantes, bem como compartilhará seus currículos com empresas do setor.

Projeto – No ano passado, o MPT deu início à implementação, em Campinas, do “Projeto de Inclusão de Jovens Negros e Negras no Mercado de Trabalho”, que consiste em um trabalho estratégico de articulação com empresas e parceiros institucionais, como universidades, OAB, sociedade civil organizada e entidades de movimentos negros, a fim de conscientizar sobre a importância da diversidade racial no ambiente empresarial.

O e-Conexão integra esse projeto. O segmento da publicidade foi escolhido pois é um segmento com baixa representatividade da população negra. Segundo pesquisa da consultoria Danila Dourado, o percentual de negros e negras no quadro funcional das agências de publicidade é de apenas 3,5%, sendo que apenas 0,7% de pessoas negras integram o quadro de executivos das maiores agências do país, levando em consideração que, segundo o IBGE, a população negra equivale a 56% do total dos brasileiros.

Serviço

Curso e-Conexão: de 19 de abril a 04 de junho
Inscrições: 29 de março a 10 de abril através do site www.conexaonegra.com.br
Quem pode se inscrever: jovens negros e negras universitários (graduandos , pós-graduados, mestres e doutores) nas áreas de publicidade e propaganda, comunicação, design e áreas afins.

Imprimir