Aumento da fome leva MPT a virar novamente ponto de coleta de alimentos para famílias carentes em Campinas

Iniciativa tem como objetivo fornecer meios para subsistência daqueles que mais sofrem com a pandemia da covid-19; segundo Banco de Alimentos, demanda cresceu 56% em relação ao ano passado

Campinas - A partir dessa segunda-feira, 29 de março de 2021, o prédio do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Campinas abrirá novamente as suas portas para receber alimentos não-perecíveis para doação às famílias carentes da cidade que sofrem economicamente com a pandemia da covid-19. A Procuradoria volta a ser um ponto de coleta do Banco Municipal de Alimentos, programa de segurança alimentar ligado à Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). A iniciativa tem como pano de fundo o aumento considerável de pessoas cadastradas no aplicativo do Banco de Alimentos - cerca de 56%.

Os interessados podem levar suas doações à sede do MPT Campinas, na Rua Pedro Anderson, 91, bairro Taquaral, em Campinas, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Pedimos que a doação seja trazida por pessoas que não integram o grupo de risco de contágio da covid-19. A expectativa é manter o MPT como ponto de coleta durante todo o período de restrições impostas pelas autoridades governamentais por motivos sanitários.

Os beneficiários dos alimentos serão indicados pelas entidades socioassistenciais e demais serviços públicos que atendem à população que vive em situação de vulnerabilidade social e risco nutricional, devidamente cadastrados no aplicativo do Banco de Alimentos. Além do MPT, a cidade conta com outros 17 pontos de coleta.

Os alimentos a serem doados devem ser preferencialmente: arroz, feijão, farinha de trigo, açúcar, sal, macarrão, óleo, molho de tomate, café, leite e achocolatado. Também serão aceitas doações de produtos de higiene básica, tais como: sabonete, pasta de dente, sabão e detergente. Pedimos aos doadores que se atentem ao prazo de validade dos produtos doados, como forma de garantir a qualidade mínima daquilo que for destinado.

Crescimento - Segundo os representantes do Banco de Alimentos, o número de pessoas cadastradas no aplicativo, as quais se tornam beneficiárias dos alimentos e itens de higiene após análise de situação socioeconômica, passou de 16 mil para 25 mil, deste ano em relação ao ano passado, um crescimento de 56%.

Nesse contexto, no último dia 22 de março, a Prefeitura Municipal de Campinas lançou a campanha “Campinas sem Fome”, para incentivar a arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene, preferencialmente cestas básicas. Os interessados podem acessar todas as informações no endereço smpdccampinas.wixsite.com/campinassemfome .

Os produtos arrecadados serão encaminhados ao Banco de Alimentos e, posteriormente, distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade social pelas organizações da sociedade civil e instituições religiosas que estão localizadas nos diferentes territórios do município. São mais de 140 entidades parceiras.

 

 

Imprimir