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Regional de Campinas conquista o primeiro lugar na etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

Atibaia venceu na categoria música para alunos do 4º e 5º ano, região que representava o Estado de São Paulo teve cidades bem colocadas em todas as categorias e grupos na classificação geral

Campinas – A comissão julgadora da 5ª edição do Prêmio MPT na Escola, de iniciativa do Ministério Público do Trabalho, divulgou a lista dos vencedores da etapa nacional de 2019. Os municípios de abrangência da PRT-15 obtiveram resultados positivos na classificação geral. O município de Atibaia conquistou um lugar de destaque ao vencer na categoria música para alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Outras duas escolas da região figuraram entre os três primeiros colocados de seus respectivos grupos e categorias, sendo Limeira a segunda colocada em desenho para 4º e 5º anos e Charqueada que ficou com a segunda colocação na categoria música, para o grupo de alunos dos 6º e 7º anos. Essa edição oferece prêmios nas categorias música, desenho, curta-metragem, poesia e conto para alunos do ensino fundamental I e II . A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no dia 3 de dezembro, às 14 horas, na Sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília.

 

Outro destaque ficou para os estudantes dos municípios que figuraram entre o quarto e sétimo lugares da etapa. No grupo de 4º e 5º anos, Atibaia e Limeira ficaram com o 5º lugar nas categorias conto e curta-metragem, respectivamente. Já os alunos da cidade de Santa Gertrudes apareceram em sétimo em poesia.

No grupo de estudantes do 6º e 7º anos, Itatiba figurou em 4º na categoria conto, Charqueada o 5º em curta-metragem e Santa Gertrudes o 4º em poesia e 7º em desenho.

Participaram da disputa nacional os ganhadores da etapa regional do Prêmio MPT na Escola, que terá cerimônia de premiação específica no dia 6 de dezembro, na sede do MPT Campinas.

Sobre o projeto - O MPT na Escola é um projeto criado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes(Coordifância) para incentivar o entendimento de pais e alunos da rede pública de ensino acerca da proibição do trabalho de crianças e adolescentes, e torná-los replicadores da causa. Para isso, o envolvimento da escola, por meio de sua diretoria e de seu corpo docente, mostra-se essencial na transmissão da mensagem, sempre apoiados por treinamentos e material didático desenvolvidos especialmente para este fim, fornecidos pelo MPT.

Nas escolas, os educadores apresentam o conceito de trabalho infantil, as formas de proibição e as normas protetivas da criança e do adolescente. Os alunos também aprendem que é proibido o trabalho antes dos 16 anos fora do sistema de aprendizagem, o trabalho noturno, insalubre, perigoso e aqueles contidos no decreto federal nº 6.481/08, que lista as piores formas de trabalho infantil. O conhecimento adquirido é transmitido pelas crianças e adolescentes por meio de trabalhos culturais. Os melhores são premiados em etapas regionais e nacionais.

 

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