MPT e TRT-15 realizam eventos de combate ao trabalho infantil e fomento à aprendizagem em Aparecida (SP)

Missa de encerramento da Semana da Criança no Santuário Nacional teve a leitura da Carta de Aparecida Contra o Trabalho Infantil; evento na cidade reuniu mais de 300 jovens aprendizes

Aparecida - Representantes do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participaram nessa sexta-feira (18) de atividades voltadas ao combate ao trabalho infantil e ao fomento da aprendizagem em Aparecida (SP).

Na Missa de encerramento da Semana da Criança, realizada no Santuário Nacional de Aparecida, a presidente do TRT-15, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, fez a leitura da “Carta de Aparecida Contra o Trabalho Infantil e Pela Educação de Qualidade de Crianças e Adolescentes”, diante de milhares de fiéis católicos. A celebração foi transmitida ao vivo pela Rede Aparecida de Comunicação, e contou com a presença do procurador Ronaldo Lira, dos juízes de São José dos Campos Antônia Sant´Ana e Marcelo Garcia Nunes, do desembargador João Batista Martins César e do assessor econômico do TRT-15, Roberto Kenji Koga. A Missa foi celebrada pelo reitor do Santuário, padre Carlos Eduardo Catalfo.

A iniciativa integra a parceria firmada entre MPT, TRT-15 e Santuário Nacional, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do trabalho precoce, da importância da educação de qualidade e da proteção à infância. Este foi o quarto ano consecutivo da cooperação entre as instituições.

A celebração teve início com o andor de entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida em um carro decorado com adornos que remetem aos símbolos da campanha de combate ao trabalho infantil, notadamente o cata-vento colorido, com a presença de crianças. No momento da homilia, a presidente do TRT-15 fez a leitura da Carta de Aparecida.

“Cuidar. Vocábulo de duas sílabas, com apenas seis letras, cujo significado e importância transcendem o simples pensamento, exigindo ação efetiva, notadamente quando os destinatários são crianças e adolescentes. Se no pretérito não avançamos o suficiente, precisamos – eu, tu, ele, nós, vós, eles, enfim, todos – conjugar esse verbo com força total, no presente e no futuro, do indicativo e do subjuntivo, no imperativo afirmativo, enfim, nos tempos e modos verbais”, diz um trecho da Carta, conclamando as pessoas a se juntarem à luta pela erradicação do trabalho infantil. O documento informa, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a existência de 2,5 milhões de trabalhadores infantis no Brasil em 2016. “Quem ama cuida, protege. Não estamos amando, cuidando ou protegendo como deveríamos, os que ainda são vítimas do trabalho precoce”.

A Missa foi encerrada com uma emocionante leitura da Oração de Consagração à Nossa Senhora Aparecida pelo procurador Ronaldo Lira, em frente à imagem da Padroeira do Brasil.

Em 2019, durante a Semana da Criança, a parceria com o Santuário Nacional teve início com uma Novena das Crianças no dia 8 de outubro, oportunidade na qual houve a distribuição de cata-vento e leque da campanha, com o objetivo de conscientizar crianças, pais e educadores acerca dos malefícios do trabalho precoce, assim como da importância da valorização da infância, que envolve o brincar e os estudos. No dia 12, Dia da Padroeira do Brasil, uma celebração no Altar Central da Basílica marcou o início da programação. O tema foi abordado na Santa Missa, possibilitando aos fiéis um contato com a problemática durante a visita à Casa da Mãe. O Jornal do Santuário do mês de outubro, publicação distribuída para todo o país com tiragem de 12 mil exemplares, teve conteúdo especial dedicado à conscientização dos leitores no que se refere ao trabalho infantil e à aprendizagem.

As instituições parceiras do projeto promoveram, ao longo da Semana da Criança, o 1º Concurso de Redação com o tema “Erradicação do Trabalho Infantil”, que tem como objetivo discutir os efeitos nocivos do trabalho na infância e na adolescência, assim como chamar a atenção para a aprendizagem, ação positiva que busca preparar e qualificar os jovens para inserção futura no mercado de trabalho, mantendo-os nos bancos escolares. A Casa do Pequeno organizou a ação que culminou na elaboração das redações por alunos de 9 a 11 anos da rede pública de ensino de Aparecida. Os três primeiros colocados receberão uma bolsa de estudos de um ano para fazer um curso de inglês, com premiação prevista para o mês de novembro no Centro de Eventos do Santuário Nacional.

Visita às entidades – O procurador Ronaldo Lira e o desembargador João Batista Martins César aproveitaram a estadia em Aparecida e visitaram duas obras sociais mantidas pelo Santuário Nacional: a Casa do Pequeno e o PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida).

O PEMSA, que conta com o apoio financeiro do Santuário, a partir de doações da Campanha dos Devotos, atende jovens e crianças entre 7 e 17 anos para a promoção humana e social através da música. Durante a visita foi possível conhecer a estrutura da entidade, seus programas e corpo docente. Os visitantes também puderam conferir a execução de algumas músicas pelos professores e coordenadores do projeto.

Em seguida, o procurador e o desembargador conheceram a Casa do Pequeno, que atende mais de 500 crianças e adolescentes de Aparecida, oferecendo mais de 12 oficinas de formação e educação. Durante a visita, eles conheceram uma turma de jovens aprendizes formados pelo programa, e puderam dar dicas e trocar informações com os jovens sobre a importância da educação para a formação de adultos bem-sucedidos e felizes. “Pesquisas apontam que, para cada ano de estudo, há um acréscimo de 15% no salário do indivíduo no futuro. Portanto, continuem estudando e dediquem seus esforços ao aprendizado”, sugeriu João Batista.

Aprendizagem – Na parte da tarde, o MPT e o TRT-15, em parceria com entidades formadoras de jovens aprendizes, participaram do 1º Encontro de Jovens Aprendizes do Vale do Paraíba, evento idealizado pelo juiz do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) de São José dos Campos, Marcelo Garcia Nunes. O encontro foi realizado no auditório da Pousada Bom Jesus, em Aparecida.

Mais de 300 jovens de diversas cidades da região, que integram entidades do Sistema S, CIEE, dentre outras, tiveram uma tarde bastante agradável, com atividades lúdicas e participativas, com a presença da prefeita de Aparecida, Dina Maria, e da vereadora de Taubaté Loreny Mayara Caetano.

A dinâmica do evento consistiu em dividir os jovens em grupos, cada um abordando um tema pertinente à sua formação humanística, tais como trabalho infantil, comunicação não-violenta, empatia, etc., e fizeram uma apresentação utilizando a música, dança e outras formas de arte para trocar experiências com os demais. O evento ainda teve o sorteio de brindes e foi encerrado com uma manifestação coletiva dos jovens: do térreo do prédio, eles se reuniram, cada um com uma bexiga branca nas mãos, gritando as palavras: #todosepelaaprendizagem! O evento teve cobertura da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no Vale do Paraíba.

Imprimir