Shoppings de Presidente Prudente exibem totens contra o trabalho infantil

Campanha idealizada pelo Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Prudente e Região tem a participação do MPT

Presidente Prudente - Os dois principais shopping centers de Presidente Prudente (Prudenshopping e Parque Shopping Prudente) passaram a exibir, desde o dia 12 de outubro, Dia da Criança, anúncios fake(falsos) de empregos para crianças. A ideia, conforme a Audi Comunicação, agência de publicidade que criou gratuitamente a campanha a pedido do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região – FPETI-PPR, é chocar e, com isso, chamar a atenção da população para o problema, que ainda afeta, segundo os últimos dados oficiais disponíveis, 2,516 milhões de pequenos brasileiros em todo o país. Todo o material da campanha foi custeado por indenizações trabalhistas advindas de acordos firmados com o Ministério Público do Trabalho, órgão integrante do FPETI-PPR.

Depois de ressaltar os malefícios causados pelo trabalho precoce, o projeto publicitário estabelece o conceito da campanha: "Para chamar atenção para esse quadro tão alarmante, a ideia é criar um anúncio fake, mostrando o sangue frio de quem contrata crianças e foca em habilidades desejadas de forma tão mesquinha".

Foram desenvolvidas quatro versões de fake ads(anúncios falsos). Todas elas trazem no cabeçalho, com fundo preto e em destaque, a chamada: “VAGA DE EMPREGO” (em caixa alta e em negrito). Logo abaixo, a surpresa: “para crianças”. Aí seguem os anúncios falsos e, no rodapé, a explicação: "Essa vaga não existe, mas o trabalho infantil continua sendo realidade na vida de muitas crianças". Por fim, o convite a denunciar pelo Disque 100 , canal que trata da violação de direitos humanos do governo federal, e a assinatura dos promotores: FPETI-PPR, Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Ministério Público do Trabalho, o cata-vento de cinco pontas (símbolo mundial de enfrentamento dessa chaga social) e Governo de Presidente Prudente.

Campanha quer chocar para conscientizar - Os últimos dados referentes ao trabalho infantil no Brasil são de 2016. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE publicou, em 2017, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua, com dados de 2016, que, somados 716 mil crianças que trabalhavam para o próprio consumo e subsistência, que, por critérios metodológicos, foram excluídos das estatísticas pela primeira vez, revela que ainda eram explorados pelo trabalho precoce, naquele ano, 2,516 milhões crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade.

O IBGE promete, até o final do ano, rever os dados de 2016 e publicar os resultados da PNAD de 2017.

O problema não é só brasileiro. No mundo, ainda são 152 milhões de crianças e adolescentes na mesma faixa etária vítimas do trabalho infantil, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Em Presidente Prudente, o FPETI-PPR foi criado em 6 de março de 2015, no mesmo dia em que foi instalado, pela Justiça do Trabalho, o Juizado Especial da Infância e Adolescência – JEIA da circunscrição prudentina. A partir de então, a luta contra o trabalho infantil se fortaleceu na cidade e região. O FPETI-PPR se reúne trimestralmente no auditório do Fórum Trabalhista de Presidente Prudente e congrega diversos órgãos e instituições, dentre os quais o JEIA e o Ministério Público do Trabalho, representado pela procuradora Renata Crema Botasso, desenvolvendo inúmeras ações, como pesquisa recente, georreferenciada, que possibilitará a busca ativa de estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública que estejam em situação de trabalho infantil, para que soluções sejam encontradas.

No caso da campanha, de forma inteligente, aproveitando a onda das fake news, a agência de publicidade valeu-se dos fake ads para, chocando, conscientizar sobre a necessidade de combater o trabalho infantil.

Com informações do TRT-15

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