MPT e Unicamp lançam projeto que promove ações de saúde e segurança a entregadores de Campinas

“Delivery Seguro” acontece na Estação Guanabara, das 08h30 às 18h, entre os dias 11 a 15 de janeiro

Campinas - Em parceria com a Unicamp, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança na próxima segunda-feira, 11, o projeto “Delivery Seguro”, que possui o mote “A saúde e a vida dos entregadores importam” e tem como objetivo promover ações de saúde e segurança a entregadores de Campinas.

Os entregadores receberão informações e orientações sobre prevenção de acidentes, direção defensiva, primeiros socorros, saúde mental, além de poderem realizar gratuitamente testes de Covid-19 dos tipos rápido e RT-PCR, doados pela Unicamp. Para participar da programação, basta que os entregadores se dirijam ao local do evento, na Rua Mario Siqueira, 829, Botafogo, entre os dias 11 a 15 de janeiro das 8:30 às 18:00.

O projeto é resultante de um convênio entre o órgão ministerial e a Unicamp e tem por finalidade criar políticas públicas que garantam a proteção da saúde aos trabalhadores que prestam serviços através de aplicativos eletrônicos. O procedimento promocional do MPT é conduzido pelas procuradoras do Trabalho Clarissa Ribeiro Schinestsck e Fabiola Junges Zani.

“Esta é a primeira de uma série de ações programadas no âmbito do projeto, que busca proteger a saúde dos entregadores e tornar mais digno o trabalho desses profissionais que se tornaram essenciais para a nossa sociedade”, explica Clarissa.

Pela Unicamp, a iniciativa é coordenada pela Força-Tarefa Covid-19 e conta com a participação da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Laboratório LaCTAD e Liga do Trauma.

“Situações como a que vivemos, nesse momento, expõem as nossas fragilidades sociais. A Covid-19 atinge as populações vulneráveis. São os trabalhadores da linha de frente e dos serviços essenciais, de delivery, transporte, limpeza e segurança, os mais atingidos. Mas, testar apenas não resolve. Precisamos avançar nossa atuação para outras frentes”, afirmou a docente da Faculdade de Ciências Médicas, Silvia Maria Santiago, coordenadora geral da ação.

O projeto “Delivery Seguro” ficará instalado na Estação Guanabara, local que pertence à UNICAMP e cuja missão é, também, ser uma casa de cultura e formação dos trabalhadores. As ações serão realizadas respeitando os protocolos sanitários impostos pela pandemia da COVID 19.

SERVIÇO

Projeto "Delivery Seguro"

Data: de 11 a 15 de janeiro

Horário: das 08h30 às 18h00

Local: Estação Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, no bairro Botafogo, em Campinas)

Programação Logos - Copia
Programação Logos - Copia

 

Imprimir