MPT participa de evento sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Presidente Prudente

A equipe técnica do Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo, apresentou o funcionamento do programa que tem a finalidade de fazer a ponte entre beneficiários e empresas da cidade; procuradora falou da importância da lei de cotas 

Presidente Prudente - O Ministério Público do Trabalho (MPT) participou nessa segunda-feira (16) do evento de apresentação do programa “Meu Emprego Inclusivo”, do Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo aumentar a empregabilidade e a renda das pessoas com deficiência em Presidente Prudente.

Na oportunidade, a procuradora Vanessa Martini alertou os mais de 100 representantes de empresas presentes no auditório da Inova Prudente sobre a importância do cumprimento da cota para contratação de pessoas com deficiência, prevista na lei 8.213/91.

Segundo a norma, todas as empresas com mais de 100 funcionários estão obrigadas a preencher de 2% a 5% do quadro de empregados com pessoas portadoras de deficiência ou beneficiários reabilitados, conforme o seu porte.

“O programa de empregabilidade criado vai ao encontro das políticas afirmativas de inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas. Esperamos que ele contribua para aumentar de forma significativa o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho no oeste paulista”, afirma a procuradora.

Além de falar sobre a lei de cotas, a procuradora ressaltou que atualmente apenas 1,1% dos empregos formais do país são ocupados por pessoas com deficiência, de forma que ainda há muito a avançar nessa área.

O evento também contou com presença da secretária de Assistência Social de Presidente Prudente, Clélia Tomazini, do coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto, e de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), que abriga o Polo de Empregabilidade.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa, Fernanda Ferreira, desde que o programa teve início neste ano, o Polo de Empregabilidade entrevistou mais de 70 pessoas de Prudente e região com algum tipo de deficiência, e esse perfil será apresentado aos empresários para uma possível contratação.

“É importante que as empresas abram suas portas à inclusão. O Polo tem como objetivo fazer essa ponte entre as pessoas com deficiência e as empresas, para promover a inclusão de forma mais capacitada”, disse a assessora técnica.

Ao final, toda a plateia aplaudiu em pé o depoimento do servidor Milton Takao Mizukawa, relatando sua trajetória de mais de 30 anos no mercado de trabalho, atuando na administração pública. O relato emocionou os presentes e ressaltou a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todas as áreas, especialmente no trabalho.

Informações e fotos: Secretaria de Comunicação - Prefeitura de Presidente Prudente

Imprimir