MPT recebe selo inclusivo por atuação no oeste paulista

Prefeitura Municipal de Presidente Prudente homenageou a instituição em cerimônia que aconteceu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Presidente Prudente - O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi homenageado pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente com a entrega do selo “Prudente Inclusiva”, em cerimônia realizada nessa quarta-feira (21/09), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade.

O selo é um reconhecimento pelo compromisso institucional assumido na defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PcD). Além do MPT, outras instituições, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), entidades que trabalham pela inclusão de PcD no município, órgãos públicos e representantes da sociedade civil e empresas com atuação inclusiva também receberam a homenagem do ente municipal.

A iniciativa foi criada pela lei municipal nº 30/2022, com o objetivo de fomentar a participação da sociedade prudentina na luta pela inclusão da PcD, dando sua contribuição para derrubar as barreiras arquitetônicas, urbanísticas, de comunicação e, principalmente, as atitudinais.

“O MPT agradece a homenagem e reforça o seu compromisso social de atuar em prol da equidade de oportunidades e contra a discriminação nas relações de trabalho. O selo é uma oportunidade de iniciar um debate público sobre o tema, de incentivar a participação popular, inclusive de empresas, e de valorizar aqueles que buscam colocar direitos, capacidades e competências humanas e profissionais na frente de qualquer deficiência”, observa a procuradora Renata Botasso, que representou o MPT na cerimônia.

A cerimônia aconteceu durante a 2ª Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. A programação instituída pela Prefeitura Municipal foi de 19 a 24 de setembro com cursos, palestras, capacitações, a entrega do selo “Prudente Inclusiva” e um festival paralímpico.

O MPT realizou, nos dias 20 e 21 de setembro, o Reconecta, evento de fomento à inclusão de PcD em todo o país. Em Campinas, o evento contou com a participação de centenas de pessoas, que compõe entidades, órgãos públicos, empresas e representantes de diversos segmentos sociais.

Imprimir