Revista Jurídica do MPT na 15ª Região é avaliada pela CAPES com Qualis A3

Mesmo sem ligação com programa de pós-graduação, publicação científica recebe uma das mais altas classificações da mais importante entidade de pesquisa do país        

Campinas (SP) - A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região (RJTDH) foi classificada na mais recente avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), fundação vinculada ao Ministério da Educação, com o Qualis A3 na área de Direito, válido também para as áreas de sociologia, economia, educação, linguística e literatura, saúde coletiva, serviço social, comunicação e informação e interdisciplinar. Trata-se de uma das mais altas classificações possíveis de serem obtidas por uma publicação científica para medir a sua qualidade de produção.

Criado em 1988, o Qualis é um sistema de classificação de periódicos que permite a aferição da qualidade da produção dos programas de pós-graduação, a partir da avaliação, mediante classificação em estratos, dos periódicos utilizados pelos programas para a divulgação da sua produção. A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação, seguindo critérios previamente definidos no âmbito do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES.

A lista preliminar divulgada em 2022 resulta da implementação da nova metodologia de classificação dos periódicos, denominado “Qualis Referência”, e diz respeito à recém-concluída Avaliação Quadrienal relativa ao 2017-2020. O Qualis 2017-2020 classificou os periódicos avaliados observando os seguintes estratos, em ordem crescente de relevância: A1 (mais elevado); A2; A3; A4; B1; B2; B3; B4; C (peso zero).

Um fato que chama bastante atenção é que a RJTDH foi muito bem classificada pela CAPES (Qualis A3), mesmo sendo uma publicação que não tem ligação com programa de pós-graduação.

“A alta estratificação imputada pelo Qualis à RJTDH, já na oportunidade de sua primeira avaliação desde sua criação, em 2018, representa um importante reconhecimento dos mais comprometidos esforços empreendidos por cada integrante da equipe editorial do periódico, no sentido de oferecer um veículo de disseminação de pesquisas científicas atinentes ao mundo do trabalho, sob procedimentos editoriais alinhados com os princípios da cientificidade, da ética editorial e da exogenia”, afirma o coeditor-chefe da publicação, o procurador Silvio Beltramelli Neto.

“A classificação alcançada também denota a relevância e a qualidade das contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que confiaram na RJTDH para submeter seus artigos, traduções e resenhas, bem como dos pareceres produzidos por avaliadoras e avaliadores dos escritos submetidos”, explica a coeditora-chefe da RJTDH, a procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck.

Sobre a Revista - A Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região é uma publicação periódica que elege o fenômeno social do trabalho enquanto elemento do desenvolvimento humano como prioridade. Dedica-se a publicar estudos interdisciplinares, teóricos ou empíricos, atinentes às normas jurídicas e sua aplicação na sociedade. Busca fomentar reflexões rigorosas que possam orientar a redução das desigualdades materiais, com garantia de acesso de toda a população a um padrão de vida de qualidade e à observância de seus direitos básicos, sem discriminação por gênero, raça, idade ou orientação sexual.

A RJTDH é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou fazer vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está em conformidade com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).

A RJTDH adota a modalidade de publicação contínua ou rolling pass, que é a publicação de artigos conforme vão sendo aprovados. Passa a ser publicado um volume por ano.

A propósito, a RJTDH convida pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e de outros países, cuja investigação guarde relação com a política editorial da Revista, a submeterem, sem custos, artigos científicos e resenhas para avaliação, com vistas à publicação no ano corrente (v. 6, 2023), bem como a contribuírem com o periódico na condição de parecerista ad hoc de submissões (para tanto, basta cadastrar-se, na plataforma, como avaliador(a)).

Confira as regras para submissões e as diretrizes para autores.

Imprimir