pressione tab para acessar a pesquisa
 

Prêmio MPT na Escola tem finalistas de Bauru e Boituva na etapa nacional

Estudantes do interior paulista estão concorrendo nas categorias conto e desenho; vencedores serão revelados em cerimônia que acontecerá em dezembro 

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesse domingo (12/10) os trabalhos vencedores da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2025. Duas escolas do interior de São Paulo estão entre os finalistas: o colégio Nemésio Neves, de Boituva (categoria conto – grupo 1), e EMEF Lourdes de Oliveira Colnaghi, de Bauru (categoria desenho – grupo 1).

A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das instituições públicas de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo país nas categorias conto, desenho, música e poesia.

Na categoria conto, os alunos Manoel Brandão Caldas Almeida e Vitória Ester Carvalho da Silva apresentaram o trabalho intitulado “Fabinho, um menino igual às outras crianças”; o trabalho finalista de Bauru, de autoria da estudante Maria Alice Fiore Rodrigues Cândido, tem o nome de “Entre sonhos e realidade”.

A ordem da classificação final dos vencedores (1°, 2° e 3° lugares em cada categoria) será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no início de dezembro. Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre a cerimônia.

Foram selecionados trabalhos de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil. O prêmio é dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental (grupo 1), com produções sobre trabalho infantil. Já para o segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental (grupo 2), a abordagem solicitada foi aprendizagem profissional/profissionalização de adolescentes.

Acesse aqui o edital com o resultado.

O projeto - O MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate a Infância – Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Ele tem como objetivo promover debates nas escolas de ensino fundamental, com alunos, professores e pais, de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Para isso, o MPT fornece capacitação e material didático aos educadores, incentivando, ao final do projeto, um concurso cultural que tem como tema o trabalho infantil e a aprendizagem profissional.

Imprimir